segunda-feira, 14 de maio de 2012

Prezados,

Está acontecendo uma discução no e-mail gostaria que abaixo pessoal escrevesse suas opiniões para forma uma lista de sugestão para enviar para sindico.

Caros condôminos,  
                                 Entramos em processo de solução do problema que é comum a todos,qual seja a entrega do nosso bem,adquirido através do esforço e de muito trabalho. Estamos avançando passo a passo,talvez,infelizmente num rítmo que não é o que desejamos mas temos que manter a cautela e não  nos desesperarmos.Decidimos em assembléia que a proposta feita entre a Comissão de Moradores(sindico,subsindicos e alguns moradores)e a MRV como forma de indenização da área que a MRV cedeu à SANEAGO, qual seja,a cerca elétrica,foi prontamente rechaçada e que apresentaríamos a ela uma outra(um valor em pecúnia mais próximo do valor da área usurpada).Isto é fato.Considero que não devamos recuar desta decisão.Temos que valorizar o que é nosso e esta é uma grande oportunidade. Estou aguardando o posicionamento da MRV  através do seu representante legal,sr.Roberto,para que tome ciencia do nosso recuo quanto a primeira proposta e cientificá-lo, via Ata da última assembléia,cujo teor engloba as decisões referendadas pela grande maioriapresente e que nos traga o mais urgente possível uma solução favorável aos nossos anseios.                                Entrei em contato com o representante da MRV para tratar do asunto "a entrega da chave",informei a ele de que diversos proprietários haviam procurado a MRV e parasurpresa ,ninguem daempresa pasou ou sabia dar uma informação mais precisa.Informa ele,Roberto que de fato não procede estainformação e que quarta feira estará em Valparaízo para tratar deste tema. Vamos ficar atentos aos acontecimentos e quem obtiver mais informações concretas sobre o Condomínio que poste aqui ou melhor, que poste no blog http://moradoresdobelleacqua.blogspot.com.br/  , criado por moradores(se nao me engano é  JORGE )  para facilitar os que buscam informações do nosso CONDOMÍNIO BELLE ACQUA. grato orlando noleto sindico

47 comentários:

  1. Bom dia amigos,

    Eu acho que devemos receber a área comum em um documento elaborado por nós e não no modelo da MRV. Ao entregarem devemos colocar no documento todas as observações do que está faltando na área comum, com isso poderemos fazer um acordo pós-entrega com a MRV através de compensação financeira ou de outros benefícios como o muro maior e a cerca elétrica.

    Dessa forma atendemos as duas partes, a dos moradores que precisam receber a moradia logo e a de todos nós que queremos receber o imóvel sem sermos lesados.

    Além disso sou a favor de contratarmos uma assessoria jurídica para movermos uma ação conjunta com relação ao atraso na entrega da obra que deve ser revertido através de compensação financeira com juros e correção monetária.


    Att,

    Vinicius Matteo

    ResponderExcluir
  2. Caros,
    MRV está enrolandoa agente.
    Veja que está escrito no meu contrato

    5) Clausula quinta da entrega e imissão na posse

    A entrega de qualquer unidade não fica condicionada á conclusão das demais unidades do empreendimento nen da área comum.

    Ela pode entregar as unidades até resolver o problema da área comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hummm. safados! estao pressionando pra gente tomar decisao favoravel pra eles. sabem q precisamos nos mudar. é. precisamos de assistencia juridica. vou consultar o da empresa e posto aqui.

      Excluir
    2. A obra só pode ser entregue com o habite-se.
      não está condicionada a mais nada.

      Excluir
  3. Ficamos 2h tratando disso na ultima assembléia, la 4 ou 5 pessoas expressaram sua opinião. Ai pelo e-mail ja foram umas 50 pessoas. Po galera! ao meu entendimento ta simples de resolver este impasse, pq quanto mais tempo a gente perde discutindo isso, é mais tempo que iremos ficar sem nosso imóvel.
    Na proxima assembléia vamos colocar em votação. Se recebe o espaço de lazer da forma como está e depois movemos uma ação na justiça (mesmo se a MRVergonha aceitar a proposta de "melhorias" no condomínio) ou não aceita dessa forma.

    ResponderExcluir
  4. Segue o telefone da minha advogada para as questões de chaves e indenizatorias
    posteriormente, Katlen nome dela:

    61-96930284

    Abs

    Fabiola Martins

    ResponderExcluir
  5. Então gente acabou a discursão se eles estão prontos para nos entregar as chaves que façam isso sem entregar a área comum. Alguém tem o contato do síndico para passarmos isso pra ele e vermos qual vai ser a nova desculpa que eles vão inventar. Ah "o habite-se" o contrato também não condiciona a entrega ao habite-se, portanto..não tem o que esperar, eles têm que nos entregar as chaves.
    E quanto a área de lazer nunca vamos chegar a um consenso, tem que fazer votação e que faça valer a maioria.

    ResponderExcluir
  6. Achei um site muito interessante. Possui várias dicas para quem está recebendo o condomínio agora (como nós)

    Acho interessante não só o sindico saber, mas todos nós para saber nossos direitos.

    Segue endereço:
    http://www.sindiconet.com.br/7703/Informese/Condominios-Novos/Condominios-novos-Dicas-e-orientaoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o site o Síndico tinha que ler ele.... Ajuda e muitooo

      Excluir
  7. A próxima assembléia tinha que ser o mais rápido possível. Porque foi marcada ainda para o dia 26/05 para ainda averiguar se aceita ou não o que a MRV quer passar... Então isso vai demorar muito. E quanto mais demorado mais tempo leva para recebermos as chaves.... Bom é o que acho! O engraçado é que hoje mais de 40 pessoas toparam em aceitar o aumento do muro e a cerca elétrica, mais na última assembléia ninguém se manifestou....Vai entender?!?

    ResponderExcluir
  8. Então !
    Quem vai prestar essa acessoria juridica ?
    o que vamos decidir ? tem pessoas querendo mudar o qnt antes!
    porem discordo aceitar essas condicoes impostas
    pela MRV!
    Wagner Bloco C Ap 304

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Wagner, uma ação judicial não precis necessariamente ser em conjunto, você pode fazer ela sozinho, assim como eu fiz.
      Devemos receber do jeito que está e depois procurarmos nosso direito, não ache em hipotese alguma que recebendo do jeito que esta vc perde o direito.

      Excluir
  9. Um colega mandou esse e-mail

    VAMOS RESOLVER ISSO GENTE MAIS RAPIDO ,POIS JA ESTA TUDO ATRASADO E NOS PRECISAMOS MUDAR.
    PORQUE SEMPRE VAI HAVER UMA COISA ALI OUTRA AKI P/ELES ENROLAREM A ENTREGA DAS CHAVES
    José Ailson Júnior Ciente! Bloco E Apt. 203

    Então respondi o seguinte:

    E quem disse que são eles (MRV) que estão enrolando a entrega das chaves?????????????
    Se o Síndico tivesse assinado o documento já estaríamos com as chaves nas mãos.... Mais na Assembléia a maioria não aceitou que ele assinasse então povo ACORDA quem está atrasando são os próprios compradores que não entenderam ainda a situação....

    TATIANE
    G 403

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane, me desculpe mas tenho que discordar.
      O sindico fez o correto,consultou todos os compradores (presente na ultima reunião)sobre o assunto, porque se ele assina a liberação da área de lazer, com certeza iriam detonar com ele. Esse é um momento que temos que nos unir, ficar procurando um culpado não nos levará a lugar nenhum. Até porque o culpado todos nós sabemos quem é. MRVergonha.

      Excluir
    2. Sinceridade estou cansada disso.... Ele levou o problema para a ASSEMBLÉIA mais não quiseram que ele assinasse então, eu não quis dizer que ele tinha que ter assinado sem o consentimento de todos.... Releeia o que eu e escrevi e você vai entender melhor.... Me desculpe pelas palavras não estou querendo ser grossa ok.... Abraços

      Excluir
    3. Vc foi muito clara ao dizer que se o sindico tivesse assinado a liberação da área comum estaríamos com as chaves. Logo vc está culpando-o. Mas como eu disse no outro post, nesse momento precisamos de união. Fazer protestos se necessário. Expor as mídias toda nossa indignação.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Obrigado, tenho informações com relação ao Habite-se, ja se encontra pronto, faltando apenas vistoria do engenheiro junto a contrapartida (asfalto construído no Ipanema).

      Excluir
    2. Você sabe informar o que a MRV fala a respeito desse asfalto?

      Você teria como explicar um pouco mais o que você ta sabendo?

      Grato

      Excluir
    3. Tadeu Martins , de onde é a informação de que o habite-se esta pronto ? fui la e me informaram que irá ficar pronto entre duas ou três semanas, aqueles M.... estão de palhaçada conosco.

      Excluir
    4. Santos, a informação é diretamente da Fiscalização de Obras... Falta apenas atestar a obra (asfalto do Ipanema) para liberação, não foi liberado pois a MRV já tinha feito o referido asfalto, porém o engenheiro ao atestar a obra constatou irregularidades e a MRV teve que refazer o serviço...

      Excluir
  11. Por Favor, se alguém tiver o Telefone do Síndico eu agradeço, tentei contato via email mas este ainda não retornou. Att. Tadeu Martins

    ResponderExcluir
  12. GENTE OLHA ESSA RECLAMAÇÃO:

    http://www.reclameaqui.com.br/2572867/mrv-engenharia/habite-se-nenhuma-satisfacao/

    ResponderExcluir
  13. A Keila acabou decomentar no e-mail:

    "Acabei de entrar em contato com a Fiscalização Tributária no setor que cuida sobre a emissão e liberação do Habite-se , fui informada que quando uma construtora entra com solicitação de habite-se é feito um acordo ou termo de responsabilidade entre a construtora e o a prefeitura . O acordo entre a MRV e a prefeitura é MRV é o asfalto (metragem não informada) que a MRV se responsabilizou em fazer em alguns bairros. Ou seja, o habite-se só será emitido depois que a MRV concluir a entrega desse asfalto. Essa informação pode ser conseguida por qualquer pessoa pelo telefone (61) 3629-4700
    CIASIM (DIVISÃO DE OBRAS) ao lado do Ponto Verde- etapa A Valparaízo I."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja confirmei isso, falta apenas a vistoria atestando a obra.... o Habite-se está pronto já... Assim que o engenheiro atestar as obras da contrapartida (o asfalto do Ipanema) é liberado o HABITE-SE... Alguém tem o tel do Sindico...

      Excluir
  14. O doutor em Direito pela UFPR Luiz Fernando Pereira, consultor jurídico do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR), ressalta que o condomínio não pode ser implantado antes do Habite-se. “Essa é a recomendação, para que o condômino fique em uma situação física e jurídica adequada. Além disso, a implantação do condomínio não pode ser condição para a entrega das chaves”, explica.

    Mesmo que os moradores tenham implantado o condomínio sem ter o Habite-se, a construtora não pode se eximir de suas responsabilidades, de acordo com a gerente jurídica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Maria Elisa Novais. “Se o condomínio for implantado, é preciso que na primeira ata estejam relatados todos os problemas da área comum, para que a construtora os resolva. Não é só porque houve a entrega das chaves que as obras previstas em contrato deixam de ser responsabilidade da empresa”, alerta.

    Habite-se e averbação

    Em Curitiba, o Habite-se é chamado de Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO). A Lei Municipal 11.095/04 permite que o documento seja emitido total ou parcialmente – ou seja, a apenas alguns blocos ou torres, por exemplo. “Quando o Habite-se é parcial, é possível morar na unidade que já possui o documento, desde que a área comum esteja com a liberação proporcional”, diz o diretor do Departamento de Controle de Edificações da Secretaria de Urbanismo, Walter da Silva.

    Com a posse do Habite-se, é preciso levá-lo ao Cartório do Registro de Imóveis, para fazer a aberbação. “Para a pessoa se mudar para o novo imóvel, não é necessária a averbação, basta que o empreendimento tenha o Habite-se”, esclarece.

    MRV Engenharia diz que está fazendo reparos

    A MRV Engenharia, construtora mineira líder do mercado nacional no segmento de imóveis de até R$ 150 mil, e que é responsável pelos empreendimentos Spazio Cosmopolitan e Spazio Compostela, informou que o Cosmopolitan já tem o Habite-se total e que o documento foi emitido em 9 de abril.

    Em relação a reparos de unidades e de áreas de uso comum, a construtora diz que todas as solicitações individuais das unidades estão sendo tratadas por sua equipe de assistência técnica, à medida em que são apresentadas.

    “Com relação à garagem, foi identificado um problema de infiltração, cujos reparos foram iniciados no último dia 23. O síndico está ciente e acompanhando os reparos, com conhecimento dos prazos para conclusão”, diz a nota.

    Entretanto, os moradores foram procurados na última semana e informaram que o empreendimento ainda não tinha o Habite-se. Os condôminos disseram também que, apesar das chamadas para os reparos, a empresa demora em atender à demanda.

    Sobre o Spazio Compos­­­tela, a MRV Engenharia informou, também por meio de nota, que as obras estão concluídas, vários clientes já vistoriaram seus apartamentos e as entregas das unidades já começaram. Futuros moradores do empreendimento, no entanto, asseguram que o condomínio ainda não tem a documentação necessária para ser habitado.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Caros companheiros,

    Acredito que todos nós estamos interessados em receber os nossos imóveis o mais depressa possível, pois ninguém aguenta mais ficar pagando a Taxa de Evolução de Obra que temos que pagar até averbação do Habite-se na prefeitura e ficar morando de aluguel (que é o caso de muitos).

    Na última reunião no dia 12/05, foi colocado em pauta diversos assuntos, tais como, Taxa de condomínio, Enxoval do condomínio e o mais importantes de todos, a entrega da área comum o que tem sido um problema já que a MRV não cumpriu com o combinado alegando que teve que ceder espaço para a Saneago. Muitos acham que sem a disposição do poço artesiano todos poderiam enfrentar problemas futuros com falta d’água, o que não é verdade, como o empreendimento é financiado pela CAIXA, ela tem o poder público de garantir condições básicas de moradia e saneamento, ou seja, sem essa garantia a CAIXA não financia nenhum empreendimento habitacional.

    A construtora tem mais de 30 anos de mercado, todo projeto é cuidadosamente estudado e avaliado por uma junta técnica antes de ser posto á venda. A “desculpa” da construtora de que simplesmente foi pega de surpresa na questão do abastecimento d’água, não condiz com a experiência de quem já construiu diversos empreendimentos. Resumindo, eles sabiam o que estavam fazendo, tanto que eles não fizeram questão nem de informar os compradores.

    Até agora, pelo que foi debatido no blog e e-mail parece que a maioria está de acordo nas seguintes questões:

    • Assessoria jurídica
    Imprescindível, para que nos oriente da melhor forma possível de que maneira agir diante do problema. A MRV vai tentar nos empurrar um acordo qualquer (que beneficie a ela) para os compradores.

    • Aumento do muro, este obrigatório já que nos foi vendido e assegurado a questão da segurança do condomínio e cerca elétrica.


    • Aceitar do jeito que está e depois mover uma ação conjunta contra a MRV
    Mas lembrando de que para isso precisamos da orientação jurídica.

    Foi citado no debate o exemplo dos moradores do Bello Cielo que já estão morando no condomínio e processando a MRV. Acredito que a nossa melhor opção para assessoria jurídica seja a Dra Nathália, advogada que está representado os moradores do Bello Cielo ou Dra. Katlen, advogada de um dos compradores do Belle Acqua que também já está a par de tudo.

     Dra Nathália (Bello Cielo)
    Telefone: 2195-0136

     Dra. Katlen
    Telefone: 9693-0284

    Gostaria de exaltar a opinião de um dos compradores realizada na última reunião sobre a importância da área de lazer para o condomínio, pois ela gera uma valorização significativa do imóvel , sem contar com a comodidade e conforto para quem tem crianças que vão ter a opção de brincar perto de casa. Mesmo que não recebemos a área agora é importante cobrar da construtora, pois o valor total que pagamos para a MRV, também está incluindo o dinheiro da quadra de esporte e playgraund. Acredito que sem esses itens de lazer o valor do imóvel teria sido outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescentando o que foi dito, não falo nem da comodidade das crianças, mas sim delas brincando no estacionamento correndo o risco de se machucarem ou gerarem prejuízo a terceiros danificando carros estacionados.
      Comprei o apt tem 2 dias de uma pessoa que comprou em 2009, com toda certeza do mundo irei acionar a MRV Judicialmente nos casos de descumprimento do que foi vendido.
      Outro ponto a se considerar vai ser a troca do que foi vendido, ou um suposto acordo trocando uma coisa pela outra, caso o condomínio faça, terá que ter muito cuidado no aceite eis que isso pode prejudicar terceiros e consequentemente responder judicialmente por tais prejuízos onerando todos os moradores...
      Minha opinião é, sem sombra de dúvidas o acompanhamento Juridico do caso, não existe, na minha opinião, tomar decisão sem ter consulta jurídica para tanto. Me coloco, ainda, a disposição para auxiliar nesse ponto, eis que tenho formação na área... Desde a compra do meu apt estou tentando contato com o Síndico para saber em que pé se encontra o debate junto a MRV, inclusive para ver Juridicamente uma solução que não traga prejuízo a ninguém.

      Excluir
    2. Esse é o grande problema: Ninguém tem resposta concreta de nada. É um achismo terrível por parte da MRV.

      Desde dezembro ligo frequentemente para a construtora e esse prazo de 15 dias para o habite-se já vem desde esta data e até agora nada...

      Excluir
    3. O Habite-se basta ir na fiscalização, ontem eu fiz a Pré-vistoria, alguém mais ja fez ??? Pelo menos no meu andar, todos os azulejos da cozinha estavam desalinhados com os da parede, solicitei o reparo, vamos ver qual vai ser a resposta.... Ainda continuo procurando o Telefone do Síndico, se alguém tiver, o email ele não responde...

      Excluir
    4. E aí pessoal Katlen ou Nathalia?

      Excluir
  17. O Stenio do bloco "A" informou por e-mail que a entrega de chaves dele está marcada para segunda 21/05.

    Está andando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que estão chamando por blocos.... Pq meu chefe é do A e já ligaram para ele

      Excluir
    2. Acabei de ligar o meu ta agendado para o dia 28/05, porém o piso da cozinha não será arrumado, alguém tem o mesmo problema ?? eu to maluco ou é normal eu colocar o piso da cozinha e ficar desalinhado com a ceramica da parede ???

      Excluir
    3. Ao meu ver, o correto é ficar todo alinhado. A não ser que o piso fosse transversal... Mas pelo que você ta falando ele é reto né?!

      Entrei em contato e me informaram que estão recebendo as chaves os blocos A, B, D e G. Os outros ainda farão as vistorias e que cada bloco pode levar em média 2 semanas.

      Inclusive o bloco F (No meu caso) será o último a ser entregue!

      Excluir
  18. Quem já recebeu ligação da MRV sobre a entrega das chaves????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha eu obtive pelo telefone do "escritório do Prédio", vc ja ligou lá, ja fez a vistoria prévia ???

      Excluir
    2. Recebi a ligação hoje pela manhã. Ficou agendado para quarta feira dia 23/05. Será que agora vai???

      Excluir
    3. Me ligaram dia 24/05 meu Bloco é o G e eu já fiz a Vistoria tem um tempinho já

      Excluir
    4. Meu bloco é o D. Também ja fiz a vistoria, agora pelo que o rapaz falou ao telefone, é para entregar as chaves.

      Excluir
  19. Sou proprietária do 310 C Gostaria de saber o dia que saiu averbação do habite-se. Com intuito de verificar se a cobrança da taxa de obra está correta, estão me cobrando desde de agosto de 2012 a janeiro de 2013, pelo que sei qdo sai averbação não pode ser mais cobrado tal taxa, é isso mesmo ou é quando sai o habite-se sem averbação?

    ResponderExcluir